A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) marcou presença no seminário “América Latina: um Continente de Oportunidades?”, promovido pelo Clube de Lisboa em colaboração com a Casa da América Latina, através da participação do Presidente do Conselho Diretor da CCILM, Jorge-Alberto Yarte-Sada.
O evento, realizado em Lisboa, Portugal reuniu diplomatas, académicos e representantes institucionais para debater os novos desafios e oportunidades da América Latina face à crescente instabilidade geopolítica e ao recrudescimento do protecionismo comercial global.
Durante a sua intervenção, Jorge-Alberto Yarte-Sada sublinhou que o Tratado de Livre Comércio México–União Europeia, em vigor desde 2000, é hoje a rota mais estratégica e estável para as empresas portuguesas e mexicanas no atual cenário global. A ausência de um acordo com o Mercosul, os conflitos armados no Médio Oriente e na Europa Central, bem como as novas barreiras alfandegárias impostas pelos Estados Unidos, reforçam a importância deste acordo bilateral, que está atualmente em fase de modernização para incluir setores como energias renováveis, tecnologias de informação e comércio eletrónico.
“É hora de inovar e desenvolver novas parcerias empresariais. A CCILM, a Casa da América Latina e a diplomacia económica das Embaixadas devem funcionar como pontes concretas para apoiar as empresas de ambos os lados do Atlântico”, destacou o Presidente da CCILM.
Com mais de 20 anos de atuação, a CCILM reafirma-se como parceiro institucional complementar, disponível para orientar e apoiar as empresas na sua internacionalização, em especial num momento em que Portugal e México nunca estiveram tão próximos no plano económico e geoestratégico. Torne-se socio da CCILM! info@camaralusomexicana.org
Para saber mais sobre o Tratado México–UE: