A Casa da América Latina recebe a exposição “Têxteis Extraordinários – México”, de 5 de setembro a 27 de outubro, uma mostra preparada pela Secretaria de Cultura do Governo Mexicano, numa iniciativa da CAL com a Embaixada do México em Portugal. A inauguração será no dia 5 de setembro, às 18h00.
A arte têxtil é um dos mais importantes e completos testemunhos da cultura do México. Uma tradição ancestral, passada de geração em geração através de mãos femininas, que usa os recursos naturais do país como a seda, o linho ou o algodão, para dar vida aos bordados e aos trajes.
São materiais trabalhados artesanalmente, peças que contam histórias dos diferentes povos indígenas mexicanos, garantindo não só a preservação da sua memória ao longo dos tempos, como também, tantas vezes, o seu sustento. Os têxteis mexicanos guardam a identidade de cada um dos 32 estados do país e são, por isso, diferentes de um lugar para o outro.
Uma peça elaborada no estado de Chiapas é necessariamente diferente de outra executada em Oaxaca ou em Puebla.