A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana- CCILM, representada pelo Vice-Presidente do Conselho Diretor, Jorge Alberto Yarte Sada, e pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Miguel Gomes da Costa, marcou presença no “Encontro Empresarial: Oportunidades de Investimento no Sul do México”, no passado dia 30 de abril.
Esta iniciativa, organizada em conjunto pela Embaixada do México em Portugal e pela AICEP Portugal Global, contou com a participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento Económico e Portuário de Veracruz, Enrique Nachón, e do Secretário de Desenvolvimento Económico de Oaxaca, Raúl Ruiz Robles, no âmbito do projetos do Corredor Marítimo Coatzacoalcos – Sines e do Corredor Interoceânico de Tehuantepec (CIIT) e, ainda, com a participação da Associada da CCILM, Mota-Engil, através do Head of Investor Relations da Mota-Engil, Pedro Arrais e pela Presidente da AICEP Global Parques, Isabel Cardoso.
A Administradora Executiva da AICEP, Embaixadora Cristina Pucarinho, deu início à sessão, destacando a dinâmica sem precedentes das relações bilaterais luso-mexicanas, bem como a importância de tratados comerciais entre o México e a União Europeia e do T-MEC que oferecem “um quadro de desenvolvimento logístico entre os dois países”.
Ainda na Sessão de Abertura do evento, o Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa, agradeceu a presença da Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana, bem como do seu contributo no fortalecimento das relações bilaterais, e salientou o crescente investimento estrangeiro em 2023 no México.
No Encontro sublinhou-se a incontornável presença da Mota-Engil na região, sobre a qual foi possível, através do Head of Investor Relations da Mota-Engil, Pedro Arrais, entender a importância do trabalho desenvolvido pela empresa na América Latina ao longo dos anos, em particular no México, onde começou por se instalar em Veracruz, no ano de 2007. Neste âmbito, foram destacados alguns fatores-chave para operar no México, designadamente, a qualidade e consistência a longo prazo, capacidade financeira e know-how sobre o mercado, capacidade de estabelecer associações e implementação de uma cultura organizacional local.
No âmbito das oportunidades de investimento no Corredor Marítimo Coatzacoalcos–Sines, Enrique Nachón García, Secretário de Desenvolvimento Económico e Portuário de Veracruz, destacou a conectividade do corredor a três importantes portos marítimos e a potencialidade de acesso ao mercado global. Relativamente ao Corredor Interoceânico de Tehuantepec (CIIT), Raúl Ruiz Robles, Secretário de Desenvolvimento Económico de Oaxaca, reforçou a importância do corredor para a ligação do Oceânico Pacífico ao Oceânico Atlântico, com diversas vantagens a nível logístico e industrial.