Embaixadores
Portugal 2023
Mensagem do Embaixador de Portugal no México
Manuel Carvalho
Agradeço a ocasião de me dirigir à CCILM – Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana e aproveito para me apresentar, enquanto Embaixador de Portugal recém-chegado ao México.
Sou diplomata português desde 1987, com carreira prévia com grande ênfase em assuntos europeus, mas também com um amplo percurso em grandes países do “Global South”, incluindo colocações em países do G20 na Ásia (Extremo Oriente e Medio Oriente), África e agora nas Américas. Esse percurso dá-me uma perspetiva mais larga sobre os movimentos de placas tectónicas a que atualmente assistimos globalmente na geopolítica e na geoeconomia.
Esses movimentos redundam em objetiva vantagem para o México enquanto plataforma económica, mercê da sua proximidade direta e acesso fácil à maior economia – e ao maior mercado – do mundo. A atual reequacionação da viabilidade, fiabilidade e confiabilidade de cadeias de valor muito espraiadas através do globo tem levado a que se procure transferir a produção para mais perto dos pontos de consumo. Vista na perspetiva da América do Norte, essa abordagem significa trazer para as Américas o que antes era produzido na Ásia – e, em especial, na China. É o que os americanos chamam “nearshoring”; e dos EUA, ninguém está mais próximo que o México, com um relacionamento jurídica e politicamente enquadrado no NAFTA e agora no T-MEC. Para além das vantagens que o país já tinha, esse acercamento económico explica em grande medida o aumento dos investimentos no México a que atualmente assistimos, de todas as proveniências.
Combinado com o momento que ainda é o da saída do túnel frio que foi a pandemia, vejo este momento entre Portugal e México, marcado pela palavra crescimento.
Pelo crescimento das nossas economias. Portugal está a crescer a um ritmo mais rápido do que a média da UE, com 2,5% em 2023, segundo a OCDE. E o México, com 2,6%, beneficiando do referido “nearshoring” e do investimento que atrai – incluindo o proveniente de Portugal: as empresas portuguesas aqui sediadas falam-me das boas perspetivas de crescimento dos seus negócios e da aceleração dos seus planos de investimento. Temos mais de 500 milhões de euros de investimento direto português no México. E o volume de trocas de bens e serviços também continua a crescer fortemente e o somatório em ambos os sentidos ultrapassou os 700 milhões de euros em 2022.
E temos também uma curiosidade crescente dos mexicanos por Portugal, em termos de turismo, comércio, investimento, cultura ou desporto. Portugal é um país estável, moderno e acolhedor, com quase nove séculos de história independente e experiência de convivência com o mundo. Na verdade, o mais antigo do mundo como um território estável, desde o Tratado de Alcanizes com Castela e Leão em 1297, perto da época dos toltecas. Essa profundidade histórica expressa-se na nossa presença atual nos cinco continentes, mas também na forma como recebemos quem nos visita. O português é uma língua global, a sexta mais falada no mundo, a maior do hemisfério sul e uma língua de cultura, negócios e diplomacia. Portugal tem turismo, indústria, agroalimentar, serviços e ciência que correspondem a uma economia inovadora e diversificada, que oferece oportunidades de comércio e investimento. Somos o 6º país mais seguro do mundo. Temos o 5º passaporte mais valorizado. Somos o 4º país com melhor integração de minorias e o 8º país com maior integração de imigrantes. O 5º país do mundo com maior percentagem de mulheres empregadas. E comprometidos com um futuro sustentável, com 60% de eletricidade reiteradamente proveniente de fontes renováveis. Com talento reconhecido, o 3º país europeu com a maior taxa de graduados em Engenharia, o 8º país com as melhores competências linguísticas e o 9º país do mundo com a maior proficiência em inglês.
Temos também o crescimento dos laços políticos entre Portugal e o México, com a visita da Subsecretária dos Negócios Estrangeiros do México a Lisboa em 2023 e as oportunidades que foram identificadas em termos políticos, económicos e culturais. E este ano espero receber aqui visitas políticas vindas de Portugal, como oportunamente será anunciado.
Em termos culturais, há também um crescimento a notar. Em maio, tivemos uma concorrida Semana do Cinema Português na Cineteca nacional mexicana e celebrámos o Dia Mundial da Língua Portuguesa com música e literatura na Cidade do México. E também em maio, fomos o país convidado do "Fandango por la Lectura" em Puerto Vallarta, sob o impulso da esposa do Presidente, Dra. Beatriz Gutierrez Müller, no âmbito da Estratégia Nacional mexicana de Leitura. Tive a honra e o prazer de participar na declamação de boa poesia nas línguas wixárika, espanhola e portuguesa perante uma assembleia interessada de jovens e com um magnífico pôr-do-sol sobre o Pacífico como pano de fundo. Inesquecível! E em novembro vamos trazer autores portugueses, músicos e artistas plásticos à Feira Internacional do Livro de Guadalajara, contribuindo para o sucesso que será a participação da União Europeia como convidado de honra em 2023.
Também crescimento da atividade da Embaixada, com o aumento sustentado da atividade consular e com a disponibilidade que mantemos às empresas que nos procurem. Em articulação com a Delegada AICEP tenho pessoal e ativamente procurado ir ao encontro das empresas que de Portugal para aqui vieram e entabular contactos institucionais que possam proporcionar-lhes oportunidades.
Porque, sem que nos toque fazer negócios, estamos aqui para os ajudar. E essa é a mensagem com que quero terminar esta saudação que a partir do México envio aos leitores desta newsletter e aos associados da CCILM.
A todos e todas, um forte abraço, através do oceano!
México, 30 de junho de 2023
Manuel Carvalho
Embaixador de Portugal na Cidade do México
Mensaje del Embajador de Portugal en Mexico
Agradezco la oportunidad de dirigirme a la CCILM – Cámara de Comercio e Industria Luso-Mexicana y aprovecho para presentarme como el Embajador de Portugal que acaba de llegar a México.
Soy diplomático portugués desde 1987, con una carrera anterior con un fuerte énfasis en los asuntos europeos, pero también con una extensa carrera en grandes países del "Sur Global", incluidas las ubicaciones en los países del G20 en Asia (Extremo Oriente y Oriente Medio). ), África y ahora en las Américas. Esta ruta me da una perspectiva más amplia sobre los movimientos de placas tectónicas que estamos presenciando actualmente a nivel mundial en geopolítica y geoeconomía.
Estos movimientos resultan en una ventaja objetiva para México como plataforma económica, gracias a su cercanía directa y fácil acceso a la economía más grande –y al mercado más grande– del mundo. La reevaluación actual de la viabilidad, confiabilidad y confiabilidad de las cadenas de valor repartidas por todo el mundo ha llevado a intentar acercar la producción a los puntos de consumo. Visto desde la perspectiva de América del Norte, este enfoque significa traer a las Américas lo que antes se producía en Asia y, en particular, en China. Es lo que los estadounidenses llaman “nearshoring”; y Estados Unidos, nadie está más cerca que México, con una relación legal y políticamente enmarcada en el TLCAN y ahora en el T-MEC. Además de las ventajas que ya tenía el país, esta proximidad económica explica en gran medida el aumento de inversiones en México que estamos presenciando actualmente, de todas las fuentes.
Combinado con el momento que aún emerge del túnel frío que fue la pandemia, veo este momento entre Portugal y México, marcado por la palabra crecimiento.
Por el crecimiento de nuestras economías. Portugal está creciendo a un ritmo más rápido que la media de la UE, con un 2,5 % en 2023, según la OCDE. Y México, con un 2,6%, beneficiándose del mencionado 'nearshoring' y de la inversión que atrae, incluida la de Portugal: las empresas portuguesas con sede aquí me hablan de las buenas perspectivas de crecimiento de sus negocios y de aceleración de sus planes de inversión . Tenemos más de 500 millones de euros de inversión directa portuguesa en México. Y el volumen de intercambios de bienes y servicios también sigue creciendo con fuerza y la suma en ambos sentidos superó los 700 millones de euros en 2022.
Y también tenemos una creciente curiosidad entre los mexicanos por Portugal, en términos de turismo, comercio, inversión, cultura o deporte. Portugal es un país estable, moderno y acogedor, con casi nueve siglos de historia independiente y experiencia de convivencia con el mundo. De hecho, el más antiguo del mundo como territorio estable, desde el Tratado de Alcanizes con Castilla y León en 1297, cercano a la época de los toltecas. Esta profundidad histórica se expresa en nuestra presencia actual en los cinco continentes, pero también en la forma en que recibimos a los visitantes. El portugués es un idioma global, el sexto más hablado en el mundo, el más grande del hemisferio sur y un idioma de cultura, negocios y diplomacia. Portugal tiene turismo, industria, agroalimentación, servicios y ciencia que corresponden a una economía innovadora y diversificada, que ofrece oportunidades para el comercio y la inversión. Somos el sexto país más seguro del mundo. Tenemos el quinto pasaporte más valorado. Somos el 4º país con mejor integración de minorías y el 8º país con mayor integración de inmigrantes. El 5º país del mundo con mayor porcentaje de mujeres ocupadas. Y comprometidos con un futuro sostenible, con un 60 % de la electricidad procedente de fuentes renovables. Con talento reconocido, el 3er país europeo con mayor índice de graduados en Ingeniería, el 8º país con mejores habilidades lingüísticas y el 9º país del mundo con mayor dominio del inglés.
También tenemos el crecimiento de los lazos políticos entre Portugal y México, con la visita del Subsecretario de Relaciones Exteriores de México a Lisboa en 2023 y las oportunidades que se identificaron en términos políticos, económicos y culturales. Y este año espero recibir visitas políticas de Portugal, como se anunciará en su momento.
En términos culturales, también hay un crecimiento a destacar. En mayo tuvimos una Semana de Cine Portugués popular en la Cineteca nacional mexicana y celebramos el Día Mundial de la Lengua Portuguesa con música y literatura en la Ciudad de México. Y también en mayo, fuimos país invitado de “Fandango por la Lectura” en Puerto Vallarta, bajo el impulso de la esposa del Presidente, Dra. Beatriz Gutiérrez Müller, en el marco de la Estrategia Nacional de Lectura de México. Tuve el honor y el placer de participar en la declamación de buena poesía en lenguas wixárika, español y portugués ante una interesada asamblea de jóvenes y con un magnífico atardecer sobre el Pacífico como telón de fondo. ¡Inolvidable! Y en noviembre traeremos a autores, músicos y artistas visuales portugueses a la Feria Internacional del Libro de Guadalajara, contribuyendo al éxito que tendrá la participación de la Unión Europea como invitada de honor en 2023.
También el crecimiento de la actividad de la Embajada, con el aumento sostenido de la actividad consular y con la disponibilidad que mantenemos para las empresas que nos buscan. En conjunto con el Delegado de AICEP, he buscado personal y activamente conocer empresas que han venido aquí desde Portugal y establecer contactos institucionales que les puedan brindar oportunidades.
Porque, sin tener que hacer negocios con nosotros, estamos para ayudarte. Y ese es el mensaje con el que quiero terminar este saludo que envío desde México a los lectores de este boletín ya los miembros del CCILM.
A todos y cada uno, un fuerte abrazo, al otro lado del océano!
México, 30 de junio de 2023
Manuel Carvalho
Embajador de Portugal en la Ciudad de México
México 2023
Mensagem do Embaixador do México em Portugal
Bruno Figueroa
A Embaixada do México, que represento com muita honra, tem acompanhado o crescimento da distinguida Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, e tem sido também uma forte aliada de atividades notáveis que tem desenvolvido conjuntamente com os seus associados há quase 20 anos.
As relações empresariais e comerciais entre o México e Portugal têm aumentado significativamente. Temos testemunhado diversos investimentos estratégicos portugueses no México, e convidamos a consolidar a internacionalização da atividade industrial de Portugal, aproveitando as vantagens competitivas que o México oferece pela sua localização estratégica, pelos distintos acordos de livre comércio que possui e pelo seu capital humano de qualidade.
Encontramo-nos numa conjuntura internacional em que as cadeias de abastecimento devem aproximar-se dos grandes centros de produção de manufaturas e estas, por sua vez, dos principais mercados do mundo.
O México é o segundo sócio comercial de Portugal na América Latina. Esperamos que o comércio bilateral e os investimentos recíprocos cresçam substancialmente com a assinatura e a celebração de um renovado Acordo Global México-União Europeia, em um ambiente de maior segurança para realizar negócios.
Reitero o meu firme compromisso e o da Embaixada do México, em continuar a apoiar esta honorável Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, com o objetivo de consolidar e renovar as sinergias bilaterais, em prol do intercâmbio económico comercial e em benefício de ambos os países.
Lisboa, 11 de maio de 2023
Mensaje del Embajador de México en Portugal
Bruno Figueroa
La Embajada de México que mucho me honra representar, ha acompañado el crecimiento de la honorable Cámara de Comercio e Industria Luso-Mexicana, y también ha sido firme aliada de notables actividades que ha emprendido conjuntamente con sus agremiados desde hace casi 20 años.
Las relaciones empresariales y comerciales entre México y Portugal han venido incrementándose significativamente. Hemos sido testigos ya de diversas inversiones estratégicas portuguesas en México, e invitamos a consolidar la internacionalización de la actividad industrial de Portugal, aprovechando las ventajas competitivas que les ofrece México por su ubicación estratégica, los diversos tratados de libre comercio con los que cuenta y su capital humano de calidad.
Nos encontramos en una coyuntura internacional en que las cadenas de suministro deben acercarse a los grandes centros de producción de manufacturas y éstas, a su vez, a los principales mercados del mundo.
México es el segundo socio comercial de Portugal en América Latina. Esperamos que el comercio bilateral y las inversiones recíprocas crezcan sustantivamente con la firma y celebración de un renovado Acuerdo Global México-Unión Europea, en un ambiente de mayor certidumbre para la realización de negocios.
Reitero mi firme compromiso y el de la Embajada de México, para continuar apoyando a esta honorable Cámara de Comercio e Industria Luso-Mexicana, con el objetivo de consolidar y renovar las sinergias bilaterales, a favor del intercambio económico comercial y en beneficio de ambos países.
Lisboa, a 11 de mayo del 2023
México 2020
Mensagem do Embaixador do México
Hermann Aschentrupp Toledo
O fortalecimento da relação política e económica bilateral, com o apoio dos mecanismos de consulta estabelecidos para esse fim, constitui o eixo central da minha missão à frente da Embaixada do México em Portugal e que tive a honra de iniciar, desde a minha chegada a Portugal no passado dia 8 de novembro. Isso facilitará o diálogo político e económico sobre questões de interesse comum para promover a colaboração bilateral a nível governamental e com o setor privado, a fim de expandir os fluxos bilaterais de comércio e investimento.
Da mesma forma, permitirá desenvolver a cooperação em novos campos e, ao mesmo tempo, aprofundar o intercâmbio académico, educacional e cultural. Celebro a importância que o acesso ao mercado mexicano teve para as exportações portuguesas nesta última década e parabenizo o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, Eng. Miguel Gomes da Costa, e o seu Conselho de Administração, pelo seu compromisso e contribuição para o fortalecimento do intercâmbio comercial, que passou de US Dls 330,6 milhões em 2009 para US Dls 853,3 milhões em 2018 (US Dls 679,4 milhões, janeiro-novembro de 2019). Da mesma forma, convido-os a aproveitar as oportunidades que o Acordo Global com a UE oferecerá, o qual foi atualizado para se adaptar às novas realidades, após a sua próxima assinatura e entrada em vigor. Isto permitirá um melhor acesso ao mercado para ambas as partes. Da mesma forma, favorecerá investimentos recíprocos num ambiente de maior segurança em matérias que não estavam incluídas antes da modernização do Acordo, por exemplo, comércio eletrónico, empresas estatais, meio ambiente, energia, telecomunicações, aperfeiçoamento regulatório e anticorrupção, entre outros campos, o que gera um vasto leque de oportunidades para as empresas
portuguesas.
Em matéria laboral, o novo Acordo contém regras que protegem os direitos dos trabalhadores de ambos os lados.
A presença de empresas lusas no México é muito apreciada e ganhou grande visibilidade pela transferência de tecnologia e know-how. O investimento de Portugal tem sido muito importante no campo das infraestruturas e energias renováveis. Os projetos nessas áreas no nosso país abrem novas oportunidades de investimento. Somente no Plano Nacional de Infraestrutura 2020-2024, são contemplados 147 projetos por US Dls 43 milhões. Por outro lado, não podemos perder de vista o fato do México ser a porta de entrada para os Estados Unidos, o que impulsiona setores como o automóvel, aeroespacial, turismo, engenharia e construção, entre muitos outros. Lembro que o novo Tratado México, Estados Unidos, Canadá (T-MEC) está muito próximo de entrar em vigor, o que representa outro ativo importante.
Trabalhemos para que os números do comércio e do investimento bilaterais correspondam ao potencial dos mercados do México e de Portugal. Reafirmo o meu compromisso e o da Embaixada em continuar a apoiar a tão honrosa Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana na organização de atividades de promoção empresarial que beneficiem o desenvolvimento económico dos nossos países. As portas da embaixada estarão sempre abertas.
Lisboa, a 06 de abril de 2020.
México 2017
Mensagem do Embaixador do México em Portugal aos empresários portugueses
As últimas semanas têm sido de grande estridência mediática sobre os problemas que enfretará o comércio entre o México e os Estados Unidos. Com o passar dos dias temos observado cuidadosamente, que não há alterações e que se algo muda será no sentido de equilibrar e modernizar o gigantesco intercâmbio do mercado norte americano.
O México é hoje uma das maiores economias do mundo e o enlace económico com os Estados Unidos é de tal magnitude que qualquer mudança nesta relação, favorece ou prejudica ambas as nações. É interessante, e sem dúvida encorajador, observar que os investimentos estrangeiros continuam a eleger o México como um dos seus mercados favoritos; que o comércio entre as duas nações do norte da América, mantém a sua vitalidade e dimensão: apenas no evento "Super Bowl 2017" foram exportadas 100 mil toneladas de abacate mexicano; sem mencionar que as exportações, para a União americana de automóveis, televisões, equipamentos electrónicos e outros produtos fabricados no México, não têm diminuído.
Os investimentos portugueses no México têm crescido de modo significativo, com elevados retornos para Portugal, não devendo alterar-se. Por outro lado, as mudanças no cenário mundial aconselham o México a procurar uma maior diversificação das suas relações económicas, e nessa estratégia, Portugal, os seus empresários e os seus produtos, destacam-se como novos sócios estratégicos. Convido os empresários portugueses a manter a sua confiança no México, e a crescer em conjunto com os seus parceiros mexicanos, de tal modo que a forte relação luso-mexicana seja um instrumento real de crescimento e desenvolvimento para as nossas duas nações.
Alfredo Pérez Bravo, Embaixador do México em Portugal
México 2016
Mensagem do Embaixador do México em Portugal
Nos últimos anos tem-se vindo a registar uma crescente atividade de empresas portuguesas no México, as quais encontraram no mercado mexicano condições propícias para desenvolver os seus projetos de negócios.
Ficamos muito satisfeitos ao ver empresas de Portugal que se têm estabelecido no México incorporarem-se com êxito nas cadeias produtivas de setores como o automóvel ou o aeroespacial, nos quais as empresas lusas têm demonstrado possuir uma alta competitividade como fornecedoras de componentes especializados.
Também com altos standards de qualidade, é de destacar a presença de empresas portuguesas nos setores de construção e gestão de infraestrutura, tecnologias aplicadas à educação e geração de energia limpa e renovável, para mencionar algumas áreas estratégicas.
Desde a sua fundação em 2004, a Câmara de Comércio e Industria Luso-Mexicana (CCILM) tem desempanhado um papel central como entidade promotora dos contactos empresariais entre o México e Portugal. O esforço contínuo e entusiasta dos seus diretivos e dos seus membros associados tem sido, sem dúvida, um dos fatores que tem contribuido para a crescente interação económica entre os nossos dois países.
Convido todos os sectores empresariais interessados em incorporar-se nos processos de intercambios económicos e comerciais entre México e Portugal, a dirigirem-se à CCILM, entidade que reúne a experiência e o conhecimento idóneos para assessorar e acompanhar as iniciativas de negócios binacionais.
Gostaria de enfatizar também que, ao eleger o México como sócio comercial ou destino de investimento, o empresário portguês acede às enormes oportunidades que oferece um mercado com alto grau de abertura comercial, com uma ampla rede de acordos de livre comércio, apoiados por uma economia sólida e estável, com um enquadramento jurídico que garante trasnparência, confiança e certeza ao investidor.
Faço votos para que continue o crescimento sustentado das relações económicas e comerciais entre o México e Portugal, e de que de igual forma empresas e investimento mexicano ingressem neste grande país que é Portugal.
Portugal 2016
Mensagem para a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana
Fez agora um ano que tive o meu primeiro contacto com a realidade das relações económicas luso-mexicanas. Num almoço gentilmente oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, pouco antes de eu partir para o México para assumir estas minhas novas funções.
Este é de facto um ambiente impar que os nossos dois países estão a viver. Com relações diplomáticas há mais de 150 anos, este país nunca esteve, todavia, no radar das nossas empresas. Hoje está no radar de todas. É que não há sector económico portguês que não nos bata quase diariamente à porta para obter informações sobre este mercado. Muitas empresas estão já cá estabelecidas, cerca de uma centena, e muitas já tive oportunidade de visitar. Todas elas sentem que o México foi uma aposta bem-sucedida.
A CCILM tem tido aqui um papel crucial, promovendo missões empresariais bem definidas e com impacto nas relações económicas. Já pude oferecer uma recepção aos integrantes de uma missão de plataformas educativas; há dois meses acompanhei uma missão em Querétaro, no âmbito de uma feira aeroespacial: e na próxima semana vou estar em Guanajuato e León para uma missão do sector automotriz.
Mantemos assim um contacto regular com a Câmara, tendo aliás organizado um almoço com a CCILM e a sua contraparte mexicana, para se coordenarem e melhor planearem as suas actividades. Que envolvem também a captação de investimento mexicanno para Portgual, fenómeno também relativamente recente.
Sei bem que este caminho não se contrói sozinho. A CCILM é um grande forte aliado, responsável por muito do sucesso empresarial português em terras mexicanas. É meu profundo desejo que este nosso trajecto comum se desenvolva e enriqueça cada vez mais.
Jorge Roza de Oliveira
Embaixador de Portugal no México
30 de Novembro de 2016
Mensage para la Cámara de Comércio e Industria Luso-Mexicana
Hoy hace un ano que tuve mi primer contacto con la realidad de las relaciones económicas luso-mexicanas. En un almuerzo gentilmente ofrecido por la cámara de comercio e industria luso-mexicana, poco antes de partir hacia México para asumir estas mis nuevas funciones.
Este es de hecho un ambiente impar que nuestros dos países están viviendo. Con relaciones diplomáticas hace más de 150 años, este país nunca estuve, hasta ahora, en el radar de nuestras empresas. Hoy está en el radar de todas. Es que no hay sector económico portugués que no nos toque casi diariamente a la puerta para obtener informaciones sobre este mercado. Muchas empresas están ya aquí establecidas, cerca de un ciento, y a muchas ya tuve la oportunidad de visitar. Todas ellas sienten que México fue una apuesta bien hecha.
La CCILM ha tenido aquí un papel crucial, promoviendo misiones empresariales bien definidas y con impacto en las relaciones económicas. Ya ofrecí una recepción a los integrantes de una misión en Querétaro, en el ámbito de una feria aeroespacial: y la próxima semana voy a estar en Guanajuato y León para una misión del sector automotriz.
Mantenemos así un contacto regular con la Cámara, habiendo, además, organizado un almuerzo con la CCILM y su contraparte mexicana, para que se coordinaran entre sí y planeen mejor sus actividades. Que envuelven también, a captación de inversión mexicana hacia Portugal, fenómeno también relativamente reciente.
Sé bien que este camino no se construyó solito. La CCILM es grande y fuerte aliado, responsable de mucho del éxito empresarial portugués en tierras mexicanas. Es mi profundo deseo que este nuestro camino en común se desarrolle y enriquezca cada vez más.
Jorge Roza de Oliveira
Embajador de Portugal en México
30 de Noviembre de 2016