No passado dia 26 de março de 2025, o Presidente do Conselho Diretor da CCILM, Jorge Alberto Yarte Sada, realizou uma visita às instalações da EBURY PORTUGAL, assinalando oficialmente a integração da empresa como nova associada da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana.
Na visita estiveram presentes Duarte Líbano Monteiro, que atualmente exerce funções como Chief Business Officer, Jenniffer Bonilla, Marketing Executive – LATAM & Portugal, e Pedro Cerdeira, Head of Desk – Sales Team Lead – FX & Trade Finance da Ebury Portugal.
A EBURY é uma fintech global de referência, especializada em soluções de câmbio, financiamento e pagamentos internacionais, apoiando empresas a expandir a sua atividade nos mercados internacionais com maior agilidade, controlo e segurança.
Mais informações: www.ebury.pt
Como nova associada da CCILM, a EBURY Portugal irá disponibilizar soluções financeiras inovadoras e personalizadas às restantes empresas membros da Câmara, contribuindo ativamente para o reforço das relações económicas entre Portugal, o México e toda a região ibero-americana. A sua entrada na rede associativa da CCILM representa mais um passo firme na consolidação de pontes estratégicas e operacionais entre os dois países, num contexto internacional exigente e em rápida transformação.
Contexto geoeconómico e oportunidades estratégicas
Num cenário global marcado por crescente protecionalismo comercial (nomeadamente nos Estados Unidos), pela indefinição do Acordo UE–Mercosul, e pelos conflitos prolongados no Médio Oriente e na Europa Central, o Tratado de Livre Comércio entre o México e a União Europeia destaca-se como a rota mais sólida, previsível e estratégica para o desenvolvimento das relações económicas bilaterais em 2025 e nos anos seguintes.
Em vigor desde 2000 e atualmente em processo de modernização, o tratado passará a abranger setores emergentes como tecnologias da informação, energias renováveis, e-commerce, entre outros, ampliando significativamente o potencial de colaboração empresarial e crescimento mútuo.
A integração de empresas como a EBURY reforça a missão da CCILM de impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e de dinamizar o comércio com o México, capitalizando o robusto quadro institucional e estratégico que une ambos os países no espaço atlântico.