No passado dia 17 de março de 2023, a Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana, teve a honra de estar presente, a convite da Eurodeputada Margarida Marques, na Conferência “Os Benefícios dos Acordos Comerciais da UE para as PME portuguesas”, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.
A sessão de abertura contou com a intervenção da Eurodeputada Margarida Marques, do Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva e da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa.
A Eurodeputada Margarida Marques fez questão de reforçar a importância destes acordos comerciais na internacionalização das empresas portuguesas em mercados extraeuropeus, designadamente o MERCOSUL, o Acordo UE-Chile e o UE-México. Por outro lado, António Saraiva entende que, perante os desafios do panorama internacional atual, os acordos comerciais europeus assumem-se como ferramentas capazes de estabelecer condições de cooperação regulamentada e disposições específicas para as PME. Já Sofia Moreira de Sousa revela que a Comissão Europeia tem levado a cabo um importante trabalho no sentido de dar a conhecer às empresas os benefícios destes acordos comerciais e na divulgação de informação eficaz sobre os mesmos, como foi o caso da criação da plataforma Access2Markets, em outubro de 2022.
Com base na preocupação pela desinformação das empresas portuguesas sobre as vantagens e benefícios dos acordos comerciais europeus, a conferência pode ainda contar com a apresentação do Estudo de comércio internacional: Os acordos comerciais e as PME portuguesas, pelo Professor do ISCTE-IUL, Carlos Hernandez Jerónimo.
No sentido de alargar o debate a diferentes entidades e representantes de grupos socioeconómicos portugueses, foi ainda promovida uma mesa redonda constituída pela Diretora Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias; o Ex-Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias; o Diretor Executivo da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Henrique Carvalho e o Diretor da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), Carlos Carvalho.
O encerramento da conferência foi protagonizado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, que realçou o papel da UE na construção de soluções e instrumentos conjuntos que permitam responder às pressões exteriores e incentivar a internacionalização de empresas em mercados externos.