Sessão de divulgação empresarial «México de visita a Portugal. Vender e comprar entre os dois mercados»

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) promove na Marinha Grande um encontro de empresários mexicanos e portugueses dos setores dos moldes, máquinas e ferramentas para a indústria e plásticos, no âmbito de uma missão empresarial mexicana de visita a Portugal, com vista a avaliar as oportunidades de negócios e parcerias nestes setores.

No quadro desta iniciativa vai realizar-se, em 23 de novembro, a sessão de divulgação «México de Visita a Portugal. Vender e Comprar Entre os Dois Mercados», evento que terá lugar no auditório do CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, na Marinha Grande.

A sessão vai contar com a apresentação de um estudo/relatório de caracterização empresarial e potencialidade do mercado mexicano e mercados via-méxico, e de um guia do exportador e de boas práticas comerciais. Estes elementos deverão auxiliar o tecido empresarial de ambos os países a encontrar boas vias de comunicação e concretização dos seus interesses, tanto a nível estritamente comercial, como em matéria de investimento.

Na mesma circunstância será também apresentada – às empresas presentes, e à restante comunidade numa transmissão online -, em estreia absoluta, uma plataforma transacional /Marketplace, desenvolvida pela Vortal, cujo principal propósito é consubstanciar, pela via digital, um complemento à negociação e contratualização de compras e vendas entre agentes económicos dos dois países.

O evento será ainda palco para uma reflexão no âmbito das Relações Comerciais Portugal-México, num quadro de retoma mundial, de reindustrialização da Europa e de escassez de matérias-primas e de produtos de alta tecnologia.

Esta sessão de divulgação acontece no âmbito da Missão Empresarial “México-Portugal 2021”, promovida pela CCILM, que terá início a 21 de novembro, prevendo, no seu programa oficial (em anexo), a concretização de um conjunto de visitas presenciais a empresas nacionais de vários setores, desde os supracitados, Moldes, Máquinas e Ferramentas para Indústria e Plásticos – que representam o foco do mais recente Projeto SIAC da CCILM –, a prestadores de Serviços no âmbito da consultoria legal e internacional especializada.

Os convidados mexicanos deverão permanecer em Portugal até 24 de novembro, passando pelas cidades de Lisboa, Leiria e Oliveira de Azeméis.

A missão empresarial está, também, incorporada no “Portugal Connect” da CCILM – um projecto umbrella com objetivo de reforçar o processo de internacionalização das empresas portuguesas no mercado mexicano e limítrofes, contando já com um historial de três projectos de sucesso concretizados. Em 2014, na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em 2016 para a Indústria em geral, mas com especial enfoque na Aeronáutica, e em 2018, direcionada a todas as áreas Industriais.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Inscreva-se aqui!