assinatura-protocolo cooperação entre a NovaSBE e a CCILusoMexicana

CCILM e Nova SBE cooperam para aproximar Portugal e México

A assinatura do protocolo realizou-se no campus NOVA SBE, com a presença de Daniel Traça, Dean da Universidade e Miguel Gomes da Costa presidente da CCILM, numa sessão em que participou também o Embaixador do México em Portugal, Hermann Aschentrupp Toledo e Jorge-Alberto Yarte-Sada, Vice-presidente confundador da CCILM.

A renovação do protocolo tem a finalidade de enquadrar os esforços das duas entidades no sentido de promover ações conjuntas visando a melhoria de relações económicas e empresariais entre Portugal e o México, facilitando a vinda de estudantes mexicanos para a NovaSBE e promovendo a sua integração no tecido empresarial português que esteja relacionado com o mercado mexicano.

A cooperação entre a NovaSBE e a CCILusoMexicana pretende ainda contribuir para facilitar contactos económicos, culturais e académicos entre empresários e académicos dos dois países, criando oportunidades de negócio e de relações de interesse nos dois mercados

As entidades signatárias também vão colaborar no quadro da organização de missões empresariais portuguesas ao México e de missões de empresas mexicanas em Portugal, promovendo iniciativas académicas e culturais que promovam o conhecimento e entendimento mútuo, de forma a integrar as pessoas e os interesses empresariais de ambos os países.

«Esperamos que a colaboração seja frutífera e comprometemo-nos a continuar a trabalhar para o fortalecimento das relações entre os mercados de Portugal e do México e vamos diminuir a distância entre os alunos e os nossos associados», frisou Miguel Gomes da Costa, presidente da CCILM.

Segundo Daniel Traça, diretor da Nova SBE, este protocolo «cria uma relação e gera uma maior proximidade entre a NOVA e o México. Desta forma, a renovação do protocolo é o veículo que levará os nossos alunos e a própria universidade ao sucesso».

Victoria Winter, Diretora de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Internacional da NovaSBE destacou a importância destas ações de cooperação entre a universidade e as empresas e apresentou o programa de estágios para alunos de licenciatura e mestrado da NOVA SBE, provenientes do México, que contará com o apoio ativo da Câmara LusoMexicana no processo de contacto com as empresas suas associadas.

A renovação deste protocolo é um marco importante pois significa a renovação de energias e demonstra a renovação do nosso compromisso, para que continuemos a desenvolver projetos juntos”, afirmou Victoria Winter.

Jorge-Alberto Yarte-Sada referiu a relevância das parcerias entre as associações empresariais e entidades de ensino superior, porque estas “são criadoras de conhecimento e descobridoras e incubadoras de talento e as empresas são fonte de oportunidades para os talentos que se formam nas instituições de ensino”.

O evento terminou com um mensagem de Daniel Traça, Dean da Universidade, para reforçar a importância do protocolo e das ações a serem desenvolvidas, nomeadamente a colocação de estagiários mexicanos em empresas portuguesas, tão relevante para o fortalecimento dos laços entre o México e Portugal.