No dia 24 de novembro de 2024, o Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Miranda, acompanhado pelo Executivo Municipal, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho o Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa Fischer, e o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) e cofundador da mesma, Jorge Alberto Yarte Sada. A visita, promovida pelos Professores Marco Gomes e Ana Teixeira Meira, fundadores do Museu Tauromáquico “Ramagens Ouro e Prata” em Alter do Chão, contou ainda com a participação do artista mexicano Arturo Castro Ortega, cofundador do Grupo de Forcados Mazatlecos e também do associado da CCILM, João Anão Madureira, Administrador da Coudelaria Anão, e outras personalidades taurófilas e hipofilas.
Durante o evento, foram enaltecidas as conexões históricas e culturais entre México e Portugal, destacando-se as tradições tauromáquicas e a criação do emblemático Cavalo Alter Real, um dos maiores símbolos do patrimônio alentejano.
O momento também serviu para reforçar a colaboração estratégica entre a CCILM e a Câmara Municipal de Alter do Chão, com destaque para a eventual formalização do protocolo de cooperação no âmbito do “Alter International Horse Summit”. Este projeto ambicioso busca não só alavancar a economia do cavalo e tornar Alter do Chão um centro de excelência no setor equestre, mas também fortalecer o México como destino estratégico para empresas portuguesas que desejam exportar seus cavalos e expertise nesse dinâmico país Ibero-americano com uma população de mais de 130 milhões de habitantes. O México é um país com uma forte tradição equestre, sendo não apenas um grande apreciador de cavalos, mas também um mercado estratégico e altamente relevante para a exportação desde Portugal de equinos e produtos relacionados.
A visita incluiu uma recepção oficial e uma visita guiada pelo Professor Marco Gomes ao Museu Tauromáquico “Ramagens Ouro e Prata”. Este momento teve como objetivo inicial explorar as conexões culturais que unem Portugal e México, particularmente as tradições tauromáquicas e a criação do Cavalo Alter Real, um símbolo internacional do Alentejo.
Além disso, a visita trouxe visibilidade ao projeto Agroconnect*, uma iniciativa de internacionalização da CCILM voltada para o setor agronegócios:
O projeto, com duração de dois anos, focar-se-á em empresas dos setores agroalimentar, agroindústria, biotecnologia verde, produção animal, fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria alimentar, produção de vinhos, comércio de azeites e gorduras, logística, transporte, certificação e consultoria técnica. Abrange toda a cadeia de valor do agronegócio e agroindústria, integrando tecnologias como agricultura de precisão, gestão sustentável de recursos hídricos e automação agrícola, visando aumentar a eficiência produtiva, reduzir impactos ambientais e fortalecer a competitividade das empresas portuguesas no mercado global.
*O programa está com inscrições abertas e a decorrer ainda no 2025 para empresas portuguesas que desejam explorar oportunidades de negócios no mercado mexicano, reforçando o papel da CCILM como ponte para o desenvolvimento de parcerias econômicas entre os dois países.
A CCILM, reafirma com estas iniciativas o seu compromisso em promover parcerias estratégicas e fortalecer os laços culturais e econômicos entre México e Portugal dois países parceiros que beneficiam de instrumentos facilitadores para os negócios como é o Tratado de Libre Comercio (UE – MEXICO) que reduz e elimina tarifas alfandegarias entre os dois países.
Juntos, construímos pontes para novas oportunidades e um futuro mais conectado!