A Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana realizou, no passado dia 3 de maio, um almoço de empresários com a presença do Senhor Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa, no Hotel Intercontinental, em Lisboa.
O almoço, na Sala Coimbra do Hotel, começou com um breve cocktail de boas-vindas, onde os convidados puderam confraternizar e criar ações de networking, num ambiente descontraído com os demais participantes e o Senhor Embaixador.
Após a refeição seguiu-se um momento de intervenção do Presidente do Conselho Diretor da CCILM, Dr. Eduardo Serra Jorge, no qual começou por dar as calorosas boas-vindas ao Senhor Embaixador, Bruno Figueroa, e agradecer o Seu contributo para aquilo que são as relações diplomáticas luso-mexicanas. Para além disso, fez questão de referir a importância, cada vez mais evidente pelos números positivos da balança comercial, do comércio internacional entre Portugal e o México, bem como o seu desenvolvimento em áreas como a tecnologia, inovação, agroalimentar, moldes, metalomecânica e turismo.
Recebendo a palavra do Presidente da CCILM, o Senhor Embaixador, Bruno Figueroa, deu nota da sua natural e fácil adaptação a Portugal e aproveitou para informar das visitas já realizadas a várias cidades do país, realçando a sua importância para o crescimento económico português, bem como para a singularidade e cultura portuguesas. Neste contexto, destacou o trabalho fundamental das empresas portuguesas que estão, neste momento, a internacionalizar os seus negócios para o México, salientando o trabalho crucial de empresas portuguesas já estabelecidas no país, como a Mota-Engil e a GLN, ambos associados da CCILM.
Ainda neste âmbito, mereceu o destaque do Senhor Embaixador, a crescente expansão dos negócios de comida mexicana em Portugal, a importância de haver mais e melhores conexões logísticas entre os dois países, facilitando e impulsionando as trocas comerciais bilaterais, assim como a relevância da conclusão das negociações sobre o Acordo UE-México, o qual assegurou que irá ter um impacto positivo para todas as empresas que têm relações comerciais com o México. É de referir, ainda, o destaque dado à celebração dos 180 anos de relações diplomáticas entre Portugal e o México, e da disponibilidade da Embaixada em ajudar e promover o desenvolvimento económico bilateral entre estas nações.
Assim sendo, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana- CCILM agradece a todos os presentes no Almoço de Empresários com o Senhor Embaixador dos Estados Unidos Mexicanos em Portugal, Bruno Figueroa, que conseguiu reunir mais de 25 empresas e vários empresários interessados no comércio internacional entre Portugal e o México, bem como nos desafios e oportunidades que este representa para os seus negócios.
A CCILM agradece também ao BBVA patrocinador deste evento, e grande impulsionador da internacionalização de negócios.
Aqui ficam algumas fotografias do evento:
Patrocinador oficial