No passado dia 9 de maio de 2025, o Presidente do Conselho Diretor da CCILM – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, Jorge Alberto Yarte Sada, realizou uma visita institucional à Casa Mexicana, em Lisboa, empresa recentemente associada à CCILM.
Fundada pelo empresário mexicano José Jonathan Ibarra Coronel, a Casa Mexicana é uma referência na importação e comercialização de produtos autênticos do México, servindo com excelência tanto a comunidade mexicana residente em Portugal quanto os muitos apreciadores da sua gastronomia.
A gastronomia mexicana foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010, destacando-se pela sua antiguidade, continuidade histórica, diversidade de ingredientes nativos e técnicas culinárias únicas que refletem a identidade de um povo. Com mais de 30 ingredientes nativos e uma herança milenar, é uma das cozinhas mais ricas e reconhecidas do mundo.
Neste contexto, a CCILM orgulha-se de contar com a confiança da Casa Mexicana como associada CCILM, e reitera o seu compromisso de apoiar empreendedores mexicanos em Portugal, promovendo não só os seus produtos e serviços, mas também a valorização da cultura mexicana em Portugal.
A CCILM tem a certeza que a associacão da CCILM e esta parceria ira aproximar ainda mais o México e Portugal através dos sabores, saberes e valores que nos unem.
Rua da Quintinha 72B, Lisboa
No passado dia 8 de maio de 2025, o Presidente do Conselho Diretor da CCILM – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, Jorge Alberto Yarte Sada, acompanhado por sua esposa Marialoyola Zertuche Coindreau, esteve presente na Câmara Municipal de Lisboa na apresentação do livro “Rabo de Peixe”, da autoria do jovem e talentoso açoriano Rúben Pacheco Correia — obra que inspirou a reconhecida série da Netflix com o mesmo nome.
Rúben Pacheco Correia é também associado da CCILM e tem demonstrado grande empenho em apoiar a nossa missão institucional, sensibilizando empresas mexicanas para explorarem a região dos Açores, ao mesmo tempo que promove a internacionalização de empresas açorianas para o México, com o apoio da Câmara.
Com apenas 28 anos, Rúben já publicou cinco livros, é empresário desde os 18 e personalidade com presença consolidada na televisão portuguesa (SIC e TVI). Gere dois restaurantes nos Açores, empregando mais de 30 pessoas. O mais recente, o Mercado da Vila, na Ilha de São Miguel, adota o conceito de food market, com quatro cozinhas distintas — oriental, italiana, açoriana, suíça — e, desde março, mexicana, reforçando a ligação cultural e gastronómica entre os nossos países.
A CCILM orgulha-se de contar com um ilustre socio, emprendedor e promotor dos Açores e do México, e felicita Rúben pelos seus projetos inovadores. Contamos com o seu contributo para dinamizar oportunidades empresariais luso-mexicanas, valorizando o conhecimento, a cultura e a gastronomia como pontes de cooperação bilateral.
Que este seja mais um passo no fortalecimento dos laços entre Portugal e México — através da cultura, do empreendedorismo e da ação concreta.