A CCILM – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, representada pelo Presidente do Conselho Diretor e cofundador, Jorge Alberto Yarte Sada, participou do Encontro Ibero-americano Empresarial em 22 de novembro 2004, organizado pelo IPDAL, com a presença de representantes de Embaixadas em Portugal, Governos e associações privadas e públicas ibero-americanas.
Jorge Alberto Yarte Sada falou em português para defender e destacar a importância da Lusofonia, onde a língua portuguesa é falada por mais de 300 milhões de pessoas, como ferramenta estratégica para negócios, diplomacia e cooperação global. Ressaltou desafios como a reversão de uma concessão pública portuguesa em 2015, que desmotivou investidores mexicanos. Essa situação, somada à dimensão do mercado espanhol e à afinidade linguística entre México e Espanha, continua a incentivar empresas mexicanas a investir preferivelmente e diretamente na Espanha, tornando México no primeiro investidor da América Latina em Espanha. Para essas empresas de capital mexicano com sede em Espanha, Portugal serve como um eventual mercado natural de expansão.
Também mencionou o impasse no acordo UE-Mercosul provocado por alguns países da UE, que favorece a aproximação do Mercosul com a China.
Defendeu fortalecer acordos existentes, como o tratado México-UE e a Aliança do Pacífico (acordo comercial entre Chile, Colômbia, México e Peru), priorizando ações positivas para superar adversidades protecionistas no Comercio Internacional.