O projeto “Portugal Connect”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) tem como objetivo reforçar o processo de internacionalização das empresas portuguesas o mercado mexicano, e limítrofes, principalmente nos setores dos moldes, máquinas e ferramentas indústria. É, desde 2014, a marca de referência para todos os projetos conjuntos de internacionalização liderados pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Mexicana e apoiados por Portugal 2020.
No âmbito deste projeto, a CCILM mobilizou diversas sessões de divulgação do projeto nas cidades de Lisboa, Leiria, Porto e Aveiro. Nestas sessões marcaram presença empresários mexicanos que vieram ao nosso país e convite da CCILM. Os eventos ficaram demarcados pela realização do seminário “Oportunidades de Negócios México-Portugal nos setores industriais onde foram realizadas breves apresentações por parte das entidades convidadas, como a empresa MONERIS, Banco Santander, BBVA, VORTAL, entre outros.
Nas sessões de divulgação foi dado a conhecer às diversas empresas portuguesas do setor industrial os projetos em curso de cada entidade, novos negócios, e debatida a relevância de iniciativas como esta para intensificar cada vez mais a relação de negócios e investimento entre Portugal e México.
As sessões ficaram também assinaladas pelo discurso inicial do Presidente do Conselho Diretivo da CCILM, Eduardo Serra Jorge, e pela mesa-redonda, onde foram discutidas questões sobre as novas oportunidades de negócio no setor industrial, onde investir e os últimos números do panorama industrial no México.
Jorge Alberto Yarte Sada, Vice-presidente Cofundador CCILM – Presidente Comité Empresarial Bilateral México – Portugal Comce Nacional foi o moderador do debate, que teve como participantes os empresários mexicanos convidados: Héctor Villarreal Muraira, Diretor General Comce Noreste, Miguel Ángel Landeros Volquarts, Presidente Comce Occidente, José Manuel Montoya Ortega, Presidente Redcam – Red de Clusters de la Industria Automotriz A.C., Francisco Nicolas González Díaz, Presidente INA – Instituto Nacional de Autopartes A.C., e Abner Eduardo Tovar Zambrano, Director Editorial Director Modern Machine Shop Mexico.
A divulgação do Projeto SIAC encerra no final do mês de outubro com a promessa de um aumento do número de negócios, estreitamento de laços e novos investimentos entre Portugal-México.
Assista aqui a todas as sessões.
Sessões de divulgação do Projeto SIAC
Lisboa
Leiria
Porto