PORTUGAL E MÉXICO
NOVAS ROTAS DE NEGÓCIOS
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana convida-o a estar presente na sessão de apresentação do Projeto Portugal Connect 2017/2018.

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA AO PORTUGAL CONNECT 2017/2018


A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) realizou, em março e nas instalações do seu membro Millennium bcp, uma sessão de apresentação da candidatura do Portugal Connect ao Programa de Internacionalização do Portugal2020 que permite às empresas beneficiar de incentivos até 50% das despesas elegíveis.


Foram apresentadas as diversas ações que integram o projeto conjunto e divulgada a experiência obtida nas anteriores edições.

Alguns dos testemunhos obtidos na Sessão:

O Presidente da CCILM realçou os resultados dos anteriores projetos, referindo que no primeiro a Câmara levou ao México 11 empresas das áreas das TICE. Já no segundo, participaram 20 empresas de vários setores, como as TICE, Aeronáutica e Automóvel.


O Embaixador do México em Portugal realçou a dimensão do mercado mexicano que tem um PIB de cerca de 1 trilião de dólares e com 15 tratados de livre comércio, situando-se em 11º a nível mundial no comércio externo. Reforçou ainda a importância de Portugal e da Europa na agenda atual do México, face à atual conjuntura.

Empresas participantes nos projetos anteriores:

O CEO da Inovar +AZ informou que o México representa 40% da faturação da empresa e que a escolha dos produtos portugueses incide sobre a qualidade dos seus serviços. Portugal é um símbolo europeu  de versatilidade para o México.


O CEO da Micro I/O relatou que o mercado mexicano surgiu por iniciativa da CCILM e que está muito satisfeito com os resultados obtidos. Considera que existe uma relação muito interessante com os potenciais clientes e com o povo mexicano no geral, pelo que aconselha as empresas portuguesas a investir no México.

MÉXICO
SETOR AGROALIMENTAR

O México é um mercado com mais de 120 milhões de consumidores que importa cerca de 80% do arroz, 40% do feijão, 50% do trigo e mais de 30% do leite em pó, consumidos.
Graças ao Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia (UE) e o México, a UE teve um aumento exponencial das exportações agroalimentares para o México, na sua maioria respeitante a géneros alimentícios transformados e bebidas, como por exemplo cereais, (trigo é o mais significativo) sementes, azeite e whisky.Em 2015 foi celebrado um Acordo Comercial Agroalimentar entre Portugal e o México e prevê-se que Portugal venha a exportar fruta nacional, carne de porco e laticínios e que venha a importar frutas tropicais e produtos de pesca.




Fontes: SAGARPA; Pulso; Agroportal; Agrotec; UE.

REUNIÃO DE TRABALHO DA CÂMARA COM EMBAIXADOR DO MÉXICO

A CCILM reuniu, em fevereiro, com o Senhor Embaixador, Alfredo Pérez Bravo, para abordar os vários temas da atualidade que têm implicações nas relações bilaterais do México e Portugal. O Senhor Embaixador transmitiu ao Presidente da Câmara, Miguel Gomes da Costa, e restante equipa, a importância das relações económicas bilaterais entre o México e Portugal, reforçando que o México é o segundo maior parceiro comercial de Portugal na América Latina.

Um bom momento para as relações bilaterais

O Senhor Embaixador efetuou uma breve análise do mercado mexicano e da atual conjuntura económica, designadamente as relações entre o México e os EUA, tendo destacado que, atualmente, existe uma especial apetência para a diversificação dos mercados internacionais, nomeadamente a Europa, contemplando Portugal como um parceiro desejável.

Mensagem do Senhor Embaixador do México

“…Os investimentos portugueses no México têm crescido de modo significativo, com elevados retornos para Portugal, não devendo alterar-se. Por outro lado, as mudanças no cenário mundial aconselham o México a procurar uma maior diversificação das suas relações económicas, e nessa estratégia, Portugal, os seus empresários e os seus produtos, destacam-se como novos sócios estratégicos. Convido os empresários portugueses a manter a sua confiança no México, e a crescer em conjunto com os seus parceiros mexicanos, de tal modo que a forte relação luso-mexicana seja um instrumento real de crescimento e desenvolvimento para as nossas duas nações…”

Alfredo Pérez Bravo

Embaixador do México em Portugal

Leia a mensagem integral aqui.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

Tendo sempre presente o aumento dos benefícios dos seus membros, a CCILM tem vindo a negociar Acordos de Cooperação em diferentes áreas.

Foi assinado um Protocolo com a Iberia que permitirá uma redução nas tarifas aéreas, Económica, Business e Premium Economy, para diversos destinos nas Américas. As vantagens deste Acordo, bem como o procedimento para efetuar reservas, poderão ser consultados no website da CCILM aqui.
 

BEM VINDOS À CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA LUSO-MEXICANA

NOVOS MEMBROS E PARCEIROS