PORTUGAL E MÉXICO
NOVAS ROTAS DE NEGÓCIOS
SETEMBRO/2017
VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO MÉXICO 
 
A visita oficial do Presidente da República do México contou com a presença de cerca de 300 empresas portuguesas e mexicanas de diferentes setores, como maquinaria pesada, climatização, informática, banca, entre outros. Estiveram presentes no Seminário Empresarial "México y Portugal - un viaje en común", organizado pela AICEP, os membros da Câmara Luso-Mexicana Mota-Engil, CESCE, Gran Turismo Viajes, Banco Santander Totta, Neológica, Controlar, COSEC, Dexprom, Ecochoice, Efacec, Enigma Virtual, GLN, Inovar Mais, Banco Millennium bcp, Roland Berger, Siroco, Transitex, WeDo Technologies e PROMAN México.
NOTA DO EMBAIXADOR DO MÉXICO EM PORTUGAL, ALFREDO PÉREZ BRAVO
 
"A Visita de Estado ao México, em julho passado, do Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, representou um dos momentos mais importantes na história das relações entre os dois países. Permitiu retomar o diálogo político ao mais alto nível, dando um impulso renovado aos intercâmbios binacionais.
O Presidente Rebelo de Sousa fez-se acompanhar de um número importante de empresários portugueses, que participaram no maior seminário de negócios jamais organizado entre os dois países, onde se encontraram mais de 300 empresas do México e de Portugal. Sem dúvida, as empresas portuguesas têm encontrado no México um mercado de grandes oportunidades e benefícios económicos; pela sua parte, o mercado mexicano tem sido favorecido pela alta qualidade dos serviços e produtos portugueses.    
Durante mais de dois anos temos trabalhado para apoiar as empresas portuguesas e mexicanas, e nesse constante labor é de destacar o esforço conjunto da Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana (CCILM) e a Embaixada do México em Portugal. O meu agradecimento e reconhecimento, por isso, ao Presidente da CCILM, Eng. Miguel Gomes da Costa e ao seu Conselho Diretor."

Moderador: Miguel Gomes da Costa - Presidente da Câmara Luso-Mexicana.
Oradores: Luís Castro Henriques - Presidente da AICEP e Paulo Carreño - Diretor Geral de ProMéxico.

 

O Presidente da Câmara Luso-Mexicana, Miguel Gomes da Costa, que esteve presente na visita comenta à Renascença que “Todos nós saímos desta visita com a sensação de que há interesse comum bastante grande, nesta altura, por razões estratégicas conhecidas - com a relação difícil que neste momento poderá haver entre os mexicanos e os Estados Unidos – do interesse deles (mexicanos) em diversificarem os mercados de destino, tanto de exportações como das próprias importações. Julgo que, pelo menos, um crescimento bastante razoável das trocas comerciais tem perspectivas a curto prazo." 

NOTÍCIAS DOS MEMBROS DA CCILM

A COSEC, representada pela Presidente do Conselho de Administração, Maria Celeste Hagatong, esteve presente na visita do Presidente da República ao México e assinou um protocolo com o Bancomext tendo em vista alargar a cooperação entre estas instituições nas áreas de formação para os respetivos efetivos e também proporcionar estágios a alunos portugueses e mexicanos que estejam a frequentar Universidades no México ou em Portugal, respetivamente. A COSEC considera que o reforço destes laços será certamente importante para fomentar e apoiar as relações comerciais e de investimento entre ambos os países.

Subdiretor ID México, José Guilhermo, Presidente da CCILM, Miguel Gomes da Costa, Embaixador do México em Portugal, Alfredo Pérez Bravo, Resp. ID Portugal, Luís Santos, Resp. ID México Hector Rivas, Vice-Presidente CCILM, Jorge Yarte-Sada.

O Banco Santander  marcou presença nesta iniciativa acompanhando as empresas nacionais através do Diretor de International Desk do Santander Totta, Luís Santos, e recebendo-as no México através do Santander México. O Banco Santander, que tem uma forte presença no México e em Portugal e tem vindo a dar um especial enfoque no apoio à internacionalização das empresas portuguesas no México.

 

O Millennium bcp acompanhou a visita oficial do Presidente da República ao México, na pessoa da sua Administradora, Conceição Lucas. O Millennium bcp considera o México um mercado muito importante, tendo já promovido eventos como os Roteiros Millennium Exportação focados no México e uma Missão Inversa de empresários mexicanos a Portugal.

A GLN, que faz parte do Grupo Gestmin, de Manuel Champalimaud, foi uma das empresas que integrou a missão empresarial que acompanhou a visita do Presidente da República ao México. A nova fábrica GLN no México, inaugurada a 19 de julho, representa um investimento na ordem dos 2,5 milhões de dólares e, até ao final do ano, está previsto um volume de negócios de 2 milhões de dólares.

"A Empresa Ricardo & Barbosa tornou-se na mais recente empresa em Portugal com a certificação AS9100:2016 destinada à Aviação, Espaço e Defesa.

Especializada em maquinagem de peças de alta precisão, diferencia-se no tipo de matérias-primas que é capaz de trabalhar (Titânio, Carbide – todos os tipos, Inconel 625 e 718, Duplex e Super Duplex, etc.), sempre sob a especificação do cliente. A Ricardo & Barbosa com esta certificação, transforma-se num potencial fornecedor da Indústria Aeronáutica em Portugal e no mundo, indústria essa que tem vindo a crescer consideravelmente.

Com a existência de um cluster aeronáutico em Portugal, a Ricardo & Barbosa vê a oportunidade de criação de parcerias com os principais players nacionais, e internacionais com enfoque no mercado europeu e mexicano.

Com este feito, a Indústria Portuguesa mais uma vez demonstra que é capaz de acompanhar as novas tendências e necessidades de um mercado cada vez mais global, e exigente."

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

Foi assinado um Protocolo com a Aidplan que dará aos seus associados um conjunto de condições privilegiadas em serviços legais, contabilidade certificada e outros mais. O Fringe Benefit inovador e pioneiro que a Aidplan oferece acesso a técnicos qualificados que prestam assistência jurídico-legal e em contabilidade certificada com um custo anual inferior ao preço de uma consulta. As vantagens deste Acordo poderão ser consultadas no website da CCILM aqui.

BEM VINDOS À CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA LUSO-MEXICANA

NOVOS MEMBROS E PARCEIROS