Embaixadores

Mensagem do Embaixador do México

Hermann Aschentrupp Toledo

O fortalecimento da relação política e económica bilateral, com o apoio dos mecanismos de consulta estabelecidos para esse fim, constitui o eixo central da minha missão à frente da Embaixada do México em Portugal e que tive a honra de iniciar, desde a minha chegada a Portugal no passado dia 8 de novembro. Isso facilitará o diálogo político e económico sobre questões de interesse comum para promover a colaboração bilateral a nível governamental e com o setor privado, a fim de expandir os fluxos bilaterais de comércio e investimento. Da mesma forma, permitirá desenvolver a cooperação em novos campos e, ao mesmo tempo, aprofundar o intercâmbio académico, educacional e cultural. Celebro a importância que o acesso ao mercado mexicano teve para as exportações portuguesas nesta última década e parabenizo o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, Eng. Miguel Gomes da Costa, e o seu Conselho de Administração, pelo seu compromisso e contribuição para o fortalecimento do intercâmbio comercial, que passou de US Dls 330,6 milhões em 2009 para US Dls 853,3 milhões em 2018 (US Dls 679,4 milhões, janeiro-novembro de 2019). Da mesma forma, convido-os a aproveitar as oportunidades que o Acordo Global com a UE oferecerá, o qual foi atualizado para se adaptar às novas realidades, após a sua próxima assinatura e entrada em vigor. Isto permitirá um melhor acesso ao mercado para ambas as partes. Da mesma forma, favorecerá investimentos recíprocos num ambiente de maior segurança em matérias que não estavam incluídas antes da modernização do Acordo, por exemplo, comércio eletrónico, empresas estatais, meio ambiente, energia, telecomunicações, aperfeiçoamento regulatório e anticorrupção, entre outros campos, o que gera um vasto leque de oportunidades para as empresas
portuguesas. Em matéria laboral, o novo Acordo contém regras que protegem os direitos dos trabalhadores de ambos os lados.
A presença de empresas lusas no México é muito apreciada e ganhou grande visibilidade pela transferência de tecnologia e know-how. O investimento de Portugal tem sido muito importante no campo das infraestruturas e energias renováveis. Os projetos nessas áreas no nosso país abrem novas oportunidades de investimento. Somente no Plano Nacional de Infraestrutura 2020-2024, são contemplados 147 projetos por US Dls 43 milhões. Por outro lado, não podemos perder de vista o fato do México ser a porta de entrada para os Estados Unidos, o que impulsiona setores como o automóvel, aeroespacial, turismo, engenharia e construção, entre muitos outros. Lembro que o novo Tratado México, Estados Unidos, Canadá (T-MEC) está muito próximo de entrar em vigor, o que representa outro ativo importante.
Trabalhemos para que os números do comércio e do investimento bilaterais correspondam ao potencial dos mercados do México e de Portugal. Reafirmo o meu compromisso e o da Embaixada em continuar a apoiar a tão honrosa Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana na organização de atividades de promoção empresarial que beneficiem o desenvolvimento económico dos nossos países. As portas da embaixada estarão sempre abertas.
Lisboa, a 06 de abril de 2020.

Mensagem do Embaixador do México em Portugal aos empresários portugueses

Alfredo Pérez Bravo, Embaixador do México em Portugal

2017

Mensaje del Embajador de México en Portugal

 

Mensaje a empresarios portugueses - Febrero 2017

Mensagem do Embaixador do México em Portugal

Alfredo Pérez Bravo, Embaixador do México em Portugal

Alfredo Pérez Bravo, Embaixador do México em Portugal

 

2016

Mensaje del Embajador de México en Portugal

 

Mensaje del Embajador de México en Portugal - 2016

Mensagem para a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana

Alfredo Pérez Bravo, Embaixador do México em Portugal

Jorge Roza de Oliveira, Embaixador de Portugal no México

 

jorge roza oliveira

 

Mensaje para la Cámara de Comércio e Industria Luso-Mexicana

 

jorge roza oliveira - esp