Entrevista do Sr. Embaixador à Renascença

""Estamos a abrir as portas do México aos portugueses"

À Renascença, embaixador do México em Portugal ressalta aumento do investimento português no seu país. "Quando cheguei em 2015 [a Lisboa] havia cerca de 70 empresas portuguesas a fazer negócios no México. Hoje há cerca de 800.""

"Como é que são as relações económicas? Há empresários portugueses a procurarem o México para negócios?

É uma questão muito importante. Quando cheguei em 2015 havia cerca de 70 empresas portuguesas a fazer negócios no México. Hoje, em 2018, passados pouco mais de três anos, há cerca de 800 empresas portuguesas a fazer negócios no México.

Posso dizer que o México já se tornou, sem dúvida, o segundo mercado mais importante na América Latina para os portugueses e para Portugal. Isto depois do Brasil, com o qual não temos qualquer hipótese de competir.

Somos a segunda economia mais importante na América Latina e isso mostra-se com o crescimento impressionante da presença de empresas portuguesas no México. Não falo apenas das empresas em termos de comércio, mas também em investimento. Há empresas portuguesas que estão a fazer importantes investimentos.

Pode dar exemplos?

Por exemplo, o maior parque eólico construído na América Latina, que fica no norte do México, foi construído por uma sociedade que inclui a EDP Portugal e o Grupo Peñoles do México. E o Grupo Mota Engil, que é o grupo com mais investimento português no México, está a construir autoestradas, a linha 3 do Metro em Guadalajara e uma série de obras em infraestruturas de importância primordial.

Foi assim que, pouco a pouco, as empresas portuguesas foram chegando e as relações entre o México e Portugal foram crescendo.

Algo muito interessante é observar que, na chegada ao México, um bom número de empresários portugueses casou-se com mexicanas e agora a comunidade mexicana em Portugal duplicou. Quando cheguei em maio de 2015 havia 300 mexicanos registados na Embaixada do México em Lisboa. Agora temos mais de 700 mexicanos e muitos deles são mulheres que se casaram com portugueses associados a empresas portuguesas que estão no México.

29 nov, 2018

https://rr.sapo.pt/noticia/132158/estamos-a-abrir-as-portas-do-mexico-aos-portugueses

 

Comments are closed.